top of page

Viação Cantareira Transportes Urbanos S/A

​

Fundada em meados de 2006, por Raul Gomes, a Viação Cantareira iniciou suas operações em San Andreas (GTA San Andreas) de maneira bem modesta, após a aquisição de seus três primeiros ônibus, um Caio Alpha, um Thamco Scorpion e um Caio Vitoria. Após a liberação de operação, conseguiu também a operação de sua primeira linha, a já extinta 9004 (Ganton x Ocean Docks), que mesmo com uma frota mínima, foi elogiada pela qualidade, pontualidade e eficiência do serviço prestado, algo recorrente nos anos seguintes.

​

01.jpg

​

Foto do Caio Vitória, um dos três primeiros ônibus da Viação Cantareira.

 

Os anos seguintes marcaram uma evolução considerável nas operações da empresa, de modo que em 2012, a Viação Cantareira possuía pelo menos 36 linhas operando em toda San Andreas. Apesar da enorme frota que possuía, a empresa sempre teve muito cuidado com seus veículos, mantendo uma manutenção sempre eficiente. O ano de 2012 também reservou para a empresa a sua primeira grande compra: Foram adquiridos, seminovos, 28 Caio Induscar Apache VIP II, 18 Caio Induscar Apache VIP III, 5 Caio Induscar Mondego L e 10 Caio Induscar TopBus PB, em um acordo que viraria uma parceria de longa data com a Encarroçadora e marcava também o início do Sistema SITUSA (Sistema Integrado de Trasporte Urbano de San Andreas), que se manteve ativo até o ano de 2017, ano que a empresa encabeçou o projeto de substituir toda sua frota sem Ar-condicionado.

​

02.jpg

​

Com a aquisição de novo lote de veículos, o serviço, que já era de qualidade, se tornou de excelência.

03.jpg

​

Caio Induscar Millennium BRT já com a pintura do Grupo Cantareira de Transporte Urbano.

​

Em 2018, com parte da frota revendida e visando a parceria com outras empresas, visando reduzir custos e também a área de atuação no transporte Rodoviário, os sócios da empresa obtiveram também a concessão do Sistema de Transportes sobre trilhos de San Andreas. Porém, com a baixa qualidade dos serviços prestados pelas empresas associadas, a Viação Cantareira evoluiu para o Grupo Cantareira de Transporte Urbano, Atual Grupo Vostok Transportes, dividindo assim as operações dos serviços em empresas subsidiárias. Assim surgiam também a, hoje extinta, Ferrovias Cantareira S/A (FECASA) e o sistema de Bilhetagem Greencard, ativo até hoje.

​

​

No segundo Semestre de 2018, com o interesse dos associados em migrar a Viação Cantareira para Los Santos (GTA V), o então GCTU fechou novas parcerias para operações em San Andreas, visando manter a qualidade do serviço amplamente elogiado do mesmo no mesmo nível, mesmo sem sua principal empresa. Os acordos não evoluíram conforme o esperado, contratos foram rescindidos, mantendo apenas a parceria com o Grupo Rio Grande e, vendo a atual situação, a migração foi adiada.

 

59138291_762117900849334_577179046499477

​

Caio Induscar Millennium IV já com a pintura idealizada para Los Santos (GTA V) circulando por San Andreas, devido ao adiamento da operação.

08.jpg

​

Os primeiros veículos da Viação Cantareira começam a circular em Los Santos, mas logo seriam substituídos devido a cobranças da Secretaria de Transportes.

​

Em 2019, com o retorno de uma grande empresa para San Andreas e um acordo certeiro, que viria a se tornar uma parceria de sucesso, o antigo GCTU fecha acordo com a Orbe Mobilidade e, vendo que o novo acordo mantinha uma qualidade de serviço no mesmo alto nível que o anterior GCTU desejava, a migração para Los Santos foi realizada em abril de 2019. A empresa iniciou sua operação na nova cidade remanejando a frota de San Andreas, o que não foi bem visto pela Secretaria de Transportes da região, que exigia frota nova. Com isso, a CBus+ Mobilidade - empresa gestora do GCTU, atual Vostok em Los Santos (GTA V) - assina um termo aditivo, onde se compromete a atualizar a frota, processo que teve início entre Setembro e Outubro do mesmo ano.

 

​

Em virtude da readequação operacional exigida, a Viação Cantareira volta a utilizar portas do lado esquerdo em toda sua frota, pois diversas linhas que foram apresentadas no processo original apresentavam necessidade desse tipo de operação, devido a locais de parada ao longo do trajeto e dificuldades operacionais em vários pontos finais, que só teriam condições de operar pelo lado esquerdo.

 

06.jpg

​

Já com o novo esquema de portas do lado esquerdo, parte da nova frota desembarca no Porto de Los Santos para cumprir acordo.

​

Em 2019, com o retorno de uma grande empresa para San Andreas e um acordo certeiro, que viria a se tornar uma parceria de sucesso, o grupo fecha acordo com a Orbe Mobilidade e, vendo que o novo acordo mantinha uma qualidade de serviço no mesmo alto nível que o  Vostok desejava, a migração para Los Santos foi realizada em abril de 2019. A empresa iniciou sua operação na nova cidade remanejando a frota de San Andreas, o que não foi bem visto pela Secretaria de Transportes da região, que exigia frota nova. Com isso, a CBus+ Mobilidade - empresa gestora do Vostok, antigo GCTU, em Los Santos (GTA V) - assina um termo aditivo, onde se compromete a atualizar a frota, processo que teve início entre Setembro e Outubro do mesmo ano.

 

07.jpg

​

Novidade nos pedidos da Viação Cantareira, novos San Marino Neobus Mega Plus Piso Baixo chegam como parte do pacote de renovação de frota.

 

Desde 2006, o foco da Viação Cantareira, do Grupo Vostok Transportes, dos seus associados e subsidiárias, se consolidaram e o foco em soluções para sistemas de transporte excelentes, permanece. Por que o Grupo Vostok Transportes, quer permanecer com você por toda a cidade!

 

Contato

Vamos conversar

Tel 0800 666 6660

contato.vostok@gmail.com

Sede Administrativa

225 San Andreas Avenue
Del Perro, LS 90401 San Andreas.

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Paulo Riveraz para o Grupo Vostok Transportes. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page